quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Led Zeppelin - Celebration Day - Comments


Ontem tive o prazer de assistir ao filme Celebration Day - Led Zeppelin. 
Lamentavelmente, só irão acontecer em BH 2 exibições, a preços nada módicos, mas, o que se pode fazer.

Basicamente foram quase 2 horas de um show que reuniu Robert Plant (vocal), Jimmy Page(guitarras), John Paul Jones(baixo e teclados) e Jason Bohan (bateria) em memória de Ahmet Ertegun, músico e fundador da Atlantic Records, gravadora que lançou bandas como Led Zeppelin, Rolling Stones e Eric Clapton.

A primeira frase que me veio à mente foi: Meu Deus, eu nunca vi/ouvi Led Zeppelin na vida!

Oukay, a frase em si não é de toda verdadeira. Conheci Led aos 13 anos, ao som de Stairway to heaven numa fita k7. Lá se vão 20 anos e ontem tive a certeza absoluta de que nunca ouvi Led. Até então.

Led Zeppelin "fechou as portas" em 1980 com a morte de John Bonhan, mas se reuniam eventualmente para celebrar alguma coisa. E um desses momentos, em Dezembro de 2007, virou o filme Celebration Day, que dentre todas as emoções, contou com a participação de Jason Bohan, filho de John Bonhan na batera.

Maturidade.

Talvez ontem foi a palavra que permeou minha mente ao longo do filme. A qualidade musical, a perfeição com quem as músicas eram executadas, o fascínio quase sexual entre Jimmy Page e suas Gibsons maravilhosas me levaram às lágrimas em Stairway to Heaven, com milímetros de tons abaixo para que a voz possante de Mr. Robert Plant, hoje em dia mais rouca e sem tantos exageros, pudessem presentear os meus ouvidos e o meu coração.


Jimmy Page atualmente com sua Gibson Double Neck

 John Paul Jones... O que dizer de um dos melhores baixistas de todos os tempos? Quando ele assumiu seu baixo de 8 cordas, meu coração (como baixista humilde que também sou) seguia desesperadamente cada nota, como se eu pudesse absorver 1% de toda aquela magia e competência.

Aí me veio uma coisa interessante na mente: baixistas com formação clássica como John Paul Jones e Geddy Lee, além de criarem um som progressivo fascinante, ainda dominam e muito bem os teclados. Uma coincidência feliz...

Músicas como Black Dog, Since I´ve been loving you, Kashmir, Whole lotta love e Rock N´Roll serviram para provar toda a qualidade musical da banda, e aí volto a me perguntar: por que nunca ouvi Led Zeppelin direito?

Mr Robert Plant, com seu novo estilo R&B, sua voz mais grave e com mais inteligência para saber dosar os agudos e a respiração brilhou como sempre, em completa harmonia com o resto da banda. O sorriso estampado no rosto era uma constante do vocalista ao longo do show.

O setlist foi muito diversificado, com algumas músicas sendo construídas e desconstruídas com maestria, emocionou muita gente no cinema, praticamente ao final de todas as músicas a platéia aplaudia efusivamente, o que comprovava que mesmo os fãs mais conservadores se renderam à nova roupagem.

Segue o setlist:

1) Good times bad times
2) Ramble On
3) Black Dog
4) In my time of dying
5) For your life
6) Trampled under foot
7) Nobody´s fault but mine
8) No quarter
9) Since Ipve been loving you
10) Dazed and confused
11) Stairway to heaven
12) The song remains the same
13) Misty mountain hop
14) Kashmir
15) Whole lotta love (1º bis)
16) Rock and Roll (2º bis)

O cinema estava lotado, incluindo alguns adolescentes mais eufóricos, o que incomodou alguns roqueiros conservadores.

Eu tenho uma boa teoria para isso: pela completa falta de boas bandas aka músicas na atualidade, está havendo um resgate das bandas clássicas (não porque são velhas, mas porque são extremamente boas) e os jovens começam a buscar referências no que é realmente bom. 

Sinceramente, não vejo mal algum nisso, desde que um guri de 16 anos não venha discutir comigo sobre música...rs... 
Hieraquia existe e deve ser respeitada.

Para alegria dos fãs da banda, o dvd do filme será lançado no Brasil em 16/11, com opções em cd e blue ray, em sites como o Submarino o combo dvd + cd está na faixa dos R$ 80,00, um excelente presente de Natal heim?!






Nenhum comentário:

Postar um comentário