quarta-feira, 1 de abril de 2015

Academia, água e um médico por favor!

Olá meu povo bunito!

Conforme prometido, cá estou novamente para falar hoje sobre a minha luta (contra) na academia.

Sempre fui enrolada com tudo, inclusive já cansei de pagar matrícula, avaliação física, carteirinha em várias academias da cidade para comparecer apenas 3,4x e depois abandonar.

Dessa vez está sendo diferente: paguei um ano inteiro. Agora não tenho mais desculpas para faltar, porque sou muquirana demais para jogar minha grana fora, então nem que seja por desaforo eu vou o máximo que posso na academia.


Como grande parte das academias, o meu pacotão me dá direito a fazer quase tudo, exceto lutas. No primeiro dia super empolguei porque lá tem aula de Zumba. Lá foi a gurdinha toda serelepe pra dançar.
Gente....
Zumba não é de Deus não... 
Na realidade nem sei se aquilo lá era Zumba, porque só tocou Naldo, Anitta, uns axés doidões lá, enfim... 
Imaginem a cena, a pessoa metaleira, do movimento Hard Core Hard Level, do barulho extremo da capirotagem dançando Naldo.
Não prestou...
Juro que eu tentei, mas Naldo não dáaaaaaaaaaaaaaaaa....

Ok, desisti da Zumba. 
Desisti também de qualquer atividade aeróbica. 
O motivo? 
Vamos lá: tenho uma arritmia cardíaca chamada Síndrome de Wolf Parkinson White (vulgo "O lobo branco que treme), mais conhecida como morte súbida. Sabe quando você está lá, num domingão de sol assistindo ao jogo e vê um jogador caindo morto estatelado no chão? Então, é essa doença que eu tenho. É um desvio na curva de Delta que acelera os impulsos que bombeiam o coração e se você abusar, tá lascado. 
É por isso que eu evito atividades físicas que me causam extremo cansaço. Vou para a academia usando um monitor cardíaco (que eu ainda não aprendi a mexer direito) e tento monitorar meus batimentos para que nunca ultrapassem 160 bpm, isso é uma dica importantíssima: antes de praticar qualquer atividade física, procure o seu médico (não conte somente com o pessoal da academia para te avaliar) e faça todos os exames possíveis.

"Ah Cacau, mas estamos justamente falando de como conseguir emagrecer sem gastar muita grana, não tenho plano de saúde, como vou conseguir fazer esses exames sem pagar uma fortuna por consultas especializadas e exames?"

BINGO!

Como sou legal, vou te dar o caminho das pedras, estamos começando a nossa jornada do jeito certinho: com auxílio de um profissional.

Moro em BH e como estava dura e sem plano de saúde, tive que correr atrás se eu quisesse realmente levar tudo a sério e o que eu fiz? Me dirigi ao posto de saúde da minha regional Noroeste, que é o Centro de Saúde Carlos Chagas. Gente, deixa eu fazer uma mega propaganda nesse momento do MEU posto de saúde!

Sim, ele é meu, todinho, e morro de amores por ele. 

Sei que o sistema público de saúde do nosso país está um caos, assim como o sistema educacional, etc, mas existem coisas muito boas que poucas pessoas procuram, seja pela falta de tempo, seja pela preguiça mesmo e por puro preconceito de se deslocar a um lugar onde o carinha da sala de espera pode ser o mendigo da sua rua. Na boa, nem ligo, no fim eu vou virar o mesmo pó que o doidinho.

Vamos lá, o Centro de Saúde Carlos Chagas atende a moradores da região Noroeste, e o primeiro passo é ir lá se cadastrar e aguardar a visita da assistente social na sua residência, onde ela faz uma avaliação prévia de todas as necessidades da família na área de saúde.

"Ah Cacau, garanto que isso demorou meses!"

Não! A assistente social foi à minha casa em uns 7, 10 dias, chegando lá já fez o levantamento das nossas demandas (minhas e do filhote) que incluíram consultas com clínico geral, ginecologista, oftalmo, dentista e pediatra para o Buxexas. A assistente social me ligou em casa dias depois informando todos os agendamentos que ela conseguiu fazer pra mim, agora me conta que plano de saúde faz isso por você?

Sim, o sistema tem suas falhas.
Eles agendam a consulta para as 08:00 e te atendem as 09:00 porque se aparecer algum caso emergencial, eles colocam na sua frente mas querem saber? Nem sofro.

Fiz todos os exames de sangue, urina e obviamente foi constatado o aumento do meu triglicérides (o caso da arritmia cardíaca eu já sei faz anos).

No mesmo Centro de Saúde toda 4ª feira às 16:00 tem atendimento GRATUITO de uma nutricionista, nesse caso não é necessário agendamento algum, é chegar e conversar com a tiazinha gente boa que faz a pesagem, calcula o IMC e te dá todas as orientações necessárias e te passa uma dieta. Se quiser ir semanalmente fazer o controle, será muito bem vindo!

Ok, problema de avaliação médica resolvido (e sem gastar nem 1 tostão), voltamos para a questão da academia.

Por uma escolha minha, não fiz a ficha para a musculação ainda. Não estou afim de ficar me moendo em aparelhos que me causam dor e que eu com certeza vou puxar alguma coisa de forma errada, podendo assim comprometer alguma articulação.
Quem frequenta academia sabe que os instrutores não são personais para ficar em cima de você o tempo todo, vendo se você está fazendo as coisas corretamente. Eles te dão as primeiras orientações e depois de uns dias você que se vire para malhar.
Não quero isso pra mim, e na onda do "empoderamento", decidi que vou fazer só o que eu quero na academia.

Meu plano de atividades físicas consiste em fazer 40 minutos de esteira alterando de 10 em 10 minutos a velocidade de 5km/h para 6km/h. Faço exatamente o que o meu corpo me permite e que não me cause dor.
Depois faço 10 minutos de bicicleta e 5 minutos no elíptico.
Pronto, taí meus 55 minutos de atividades físicas.
Quando eu perder 5kgs, irei fazer minha ficha de musculação. Só depois disso e não antes.

"Ah, não tenho grana para pagar uma academia."
Gente...
A rua é pública, bóra fazer uma caminhada? Comece com 20 minutinhos, não se cobre nada, apenas calce um tênis, arrume um bom fone de ouvido e vá cuidar de você!

Motivação é algo fundamental nessa longa estrada da vida  e só você pode escolher levantar da cama todos os dias e fazer algo para mudar essa situação, mais ninguém pode tomar essa decisão.

Para auxiliar na academia e dar um "Up", estou tomando 1000mgs de vitamina C (sou uma dureza para comer frutas) e 30ml de L- Carnitina, que nada mais é do que B1 e B5.

 

Como tive pedras nos rins há uns 6 anos atrás (gente, eu sei, nasci cheia de ziquiziras!!!), bebo água constantemente, principalmente se for gelada!

Os benefícios da ingestão de líquidos é inquestionável, mas sempre vale reforçar a importância de se tomar pelo menos 2 litros de água (cerveja não conta ok?!) por dia.
Se não gostar muito de tomar água (como meu maridon), tente sucos naturais, chá mate gelado ou água de coco, sempre existe uma outra opção!

Amanhã vamos nos aprofundar sobre a famosa (e necessária) RA - Reeducação Alimentar e postarei algumas receitinhas delícia!

Um beijo no coração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário