quinta-feira, 2 de abril de 2015

R.A (Reeducação alimentar) - Mito, verdade ou só uma coisa chata mesmo?

Hoje foi um dia difícil...

Lutar contra o impulso quase sobrenatural de abrir a geladeira e pegar uma latinha de refrigerante foi algo tão difícil quanto descobrir os números da Mega Sena...
Mas eu consegui! (não os números da Mega, obviamente!).
Eis o grande mistério da fé, quer dizer, da Reeducação Alimentar: ingerir os alimentos que te fazem bem e excluir da sua mente as "tranqueiras" que não agregam saúde ao seu cotidiano.



Todos estamos cientes da importância de uma boa alimentação e bla bla bla, mas o que importa de verdade é o quanto você está disposto a trocar aquela pizza pronta que está no freezer (e é só esquentar por uns minutinhos para ficar delícia!) por aquele tanto de folhas, carnes magras, arroz integral e um copo de água.

Aí é que entram os pontos cruciais para o sucesso da minha RA.

TEMPO + DEDICAÇÃO NA COZINHA

Sou cozinheira por profissão e por inspiração, e se tem uma coisa que eu aprendi é que cozinhar não é só uma arte, mas sim, um trabalho emocional, com tentativas e acertos e que demanda tempo, paciência e muita dedicação.

Existem algumas coisas que são mais práticas de fazer e que nos motivam a manter uma boa alimentação, dentre eles:

- Arroz Tio João (integral e branco)


Esse sem sombra de dúvidas é o meu queridinho nato. 
Eu o utilizo no meu bistrô para fazer as refeições para o público, o processo é bem simples: encha uma panela com água, coloque o saquinho por uns 25 a 30 minutos e pronto!!! 
Cada saquinho rende duas porções e eu adoro. 
Como ele é cozido somente na água, sem adição de óleo ou sal, eu sempre coloco quando vou servir uma pitada de sal grosso moído e ervas desidratadas ( salsa, alho e cebola ) com um fio de azeite.

Vale lembrar também da dica do Grão de bico, que mencionei no meu post inicial ( http://papodemocas.blogspot.com.br/2015/03/emagrecer-e-possivel.html ) e que pode ser um excelente substituto ao arroz, para variar o cardápio.

ALIMENTOS FRESCOS E DE QUALIDADE
(sem custar os olhinhos da cara)

- Verduras, frutas e legumes organizados

Quando a fome bate, dificilmente conseguimos esperar até o preparo completo de uma refeição, por isso é fundamental que já deixemos verduras, frutas e legumes pré prontos na geladeira. para evitarmos cair em tentação, amém?!

O primeiro passo é lavar tudo com água corrente, depois deixar de molho em uma mistura de água com cloro (a dosagem que utilizo é para cada litro de água, usar 1 colher de sopa de cloro) durante 10 minutos, depois lavar tudo novamente em água corrente e retirar o excesso com papel toalha.

Sempre deixo ralado (em potes diferentes e etiquetados) os legumes e verduras que mais consumo que são cenoura, beterraba, brócolis cozido, alface e tomate picadinho. 
Geralmente duram em torno de 3 dias se forem acondicionados em potes hermeticamente fechados.

Para as frutas gosto de picar a banana e congelá-la em porções menores para fazer vitamina, deixo uvas lavadinhas (pelo mesmo processo acima com cloro) e abacaxi picado ou congelado, que serve tanto para comer gelado ou para fazer sucos.

Existem outras frutinhas delícia que podem ser guardadas já picadas para rápido consumo, tal como a melancia, manga e melão. 
Frutas como maçã, pera e laranja, quando picados, não duram muito tempo na geladeira (geralmente escurecem ou soltam muita água).


- Peito de frango desfiado

Como mencionado também no meu 1º post, ter frango desfiado na geladeira salva vidas e ajuda bastante no quesito "matar a fome com velocidade"!

Costumo cozinhar entre 2 e 3kgs por semana e, após esfriar, coloco um pouco de sal e alho desidratado. Dura, se bem acondicionado, 1 semana na geladeira e 3 meses no freezer.


SUBSTITUINDO OS DOCES

- Iogurtes

Admito que tenho uma queda (quase um abismo) por um tal de iogurte grego, mas como ele detém muitas calorias, a Danone me fez a gentileza de criar o iogurte grego light.

(Gente, eu bem que podia ganhar uma grana com os merchans que venho fazendo no blog...rs...)


Quando bate aquela vontade louca de comer um docinho, corro na geladeira, pego um pote desses e coloco um pouco de granola, não chega a 100cal e me deixa super feliz!

Receitinha do dia!

Como prometido, a ideia é postar, além das minhas experiências diárias em busca do emagrecimento, alguma receitinha prática, saborosa e saudável.

Eis uma que adoro e que sempre faço em casa, coisa vapt vupt e super baratinha, vamos lá!

FRANGO COM CREME DE MILHO

Ingredientes:

1kg de peito de frango cortado em cubos
4 dentes de alho
1 cebola média
2 latas de creme de leite light
1 lata de milho verde
Salsinha e cebolinha a gosto
300 gms de ricota ou requeijão light ou queijo minas
Uma pitada de sal

Modo de preparo:

Bata o milho verde no liquidificador por uns 5 minutos com um pouco de água filtrada, depois acrescente o alho, a cebola e o creme de leite. Reserve.

Em uma panela frite em fogo baixo os cubos de peito de frango (sugiro usar apenas um fio de azeite) até dourarem. Acrescente o creme de milho batido, a salsinha e a cebolinha e espere levantar fervura. Desligue o fogo.
Aqueça o forno e coloque tudo em uma travessa, cubra com o queijo e deixe assar por 15 minutos.

Sirva com arroz ou grão de bico e salada.

Amanhã irei postar algumas receitas de tira gostos práticos e super saudáveis, que vão fazer sucesso na sua casa!!

Beijo bunito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário